IlhaNegra

Paradise Island
 
InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 (ciclismo)Como limpar travões e discos!

Ir em baixo 
AutorMensagem
vasco.pt
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 291
Idade : 28
Localização : ONDE CALHA
Data de inscrição : 20/02/2008

MensagemAssunto: (ciclismo)Como limpar travões e discos!   Sex Abr 04, 2008 6:18 pm



Se tem travões de disco já reparou que só chega à melhor performance na travagem quando não existem gorduras nos rotores e nas pastilhas, sejam elas motivadas por óleo dos travões, suspensão, corrente ou resíduos de produtos da lavagem da bicicleta ou mesmo até da gordura das mãos.

Com o aparecimento dos discos, a potência e a qualidade do tacto dos travões aumentou drasticamente. Se há apenas alguns anos era necessário comer um bom bife antes de apertar as manetes, hoje em dia até um miúdo pode fazer éguas com uma bicicleta, bastando ter uns bons travões de disco para o conseguir. Os discos conseguem ter uma potência igual ou superior aos V-brakes e ter com o mesmo tacto uma capacidade de doseamento muito superior que aumenta o controle em qualquer situação. O único problema que se manteve foi o de, quando as superfícies de travagem ficam sujas ou engorduradas, a potência de travagem diminuir até níveis próximos do zero. Para ficar sem travões basta que caia óleo no rotor ou que entre sujidade para a zona das pastilhas, algo que acontece com bastante frequência aos mais azarados.

Para resolver o problema há que limpar rotores e pastilhas com álcool ou com um produto desengordurante próprio. Os passas a seguir são muito simples e é num instante que se põem os travões de novo em forma. Para explicar os procedimentos vamos utilizar uns travões de disco Formula de 4 pistons, mas pode utilizar os mesmos princípios em qualquer travão de disco.

Para começar segure a bicicleta a um suporte ou encoste-a de modo a que ela não caia enquanto faz a limpeza dos travões. Com a bicicleta segura, retire a roda e encoste-a a um canto porque vai tratar dela mais tarde.

Sem a roda a atrapalhar, desaperte as pinças do apoio da suspensão com cuidado, para não perder os parafusos, e retire o freio de segurança do parafuso que segura as pastilhas. Sem o freio, o parafuso é desapertado facilmente e pode retirar as pastilhas e a mola de retomo que se encontra entre elas.

Agora começa a fase da limpeza propriamente dita. Molhe um pano ou um pedaço de papel de cozinha em álcool e limpe as pastilhas até que não saia mais sujidade das mesmas. Durante esta operação convém ir rodando o pano ou trocando o papel para que a limpeza seja mais eficaz. Quando terminar e as pastilhas estiverem limpas, não se esqueça de limpar a zona interior das pinças onde as pastilhas encostam com álcool até que não saia mais sujidade e volte a colocar as pastilhas e a mola no lugar de onde saíram, aperte o parafuso e volte a colocar o freio de segurança.

Depois de apertar as pinças novamente nos apoios é altura de limpar o rotor da roda. Molhe o pano ou o papel de cozinha com o álcool ou com desengordurante próprio e limpe ambas as superfícies do disco até que toda a gordura e sujidade tenham saído e já está!

Pode seguir para a outra roda que o procedimento é o mesmo. Não se esqueça de fazer sempre uma pequena rodagem para testar a travagem antes de voltar aos trilhos por questão de segurança e divirta

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
(ciclismo)Como limpar travões e discos!
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como conservar o seu CM?
» Como promover o MTP no Facebook?
» como os anos passam.......
» Como guardar os pins?
» Dicas de como manusear cloth myth Ex

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
IlhaNegra :: Desportos Radicais/Combate/outros-
Ir para: